Foi aberto na última sexta-feira, 9 de setembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o 19º Salão Nacional da Primavera, promovido pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Na ocasião, além da abertura da exposição, foi realizada também a entrega da premiação do salão, que reúne cerca de 100 obras, produzidas por artistas plásticos de diversos municípios. A mostra, que inclui pinturas, desenhos e esculturas, ficará exposta até o dia 2 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 19h. A cerimônia contou com dezenas de pessoas, entre artistas e convidados. Foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze para os melhores trabalhos do salão nas categorias escultura, desenho amador, desenho profissional, pintura figurativa amador, pintura figurativa profissional e pintura abstrata profissional, além de menções honrosas e certificados de participação. Por fim, foi anunciada a melhor obra do salão: a tela ‘Essencial’, da teresopolitana Isaura Ribeiro Selem, que recebeu prêmio de aquisição no valor de R$ 1.000,00. Após a entrega da premiação, o 19º Salão Nacional da Primavera foi oficialmente inaugurado.
Presidente da Soarte, Márcio de Paula ficou satisfeito com o resultado. “Tivemos quase 100 obras e a participação de quase 70 artistas. Um sucesso. O Salão da Primavera de Teresópolis está se tornando tradicional em todo o Estado do Rio, recebendo artistas de todo canto do estado. Além disso, temos ainda a parceria de várias entidades e empresas, que acreditam e engrandecem o nosso trabalho. O Salão da Primavera hoje é bastante respeitado tanto pela qualidade das obras, como também pela qualidade da premiação. Só temos a comemorar”, comentou.
Vencedora do prêmio principal com a tela ‘Essencial’ – uma pintura a óleo que mostra uma marinha –, a artista plástica Isaura Selem era só sorrisos. “Foi uma grande e feliz surpresa. Sem dúvida, achei que eu não ganharia nada. Fiz esta tela após um período crítico, em que estive ocupada com problemas de saúde. Para ter uma ideia, minha família nem chegou a ver o quadro. Portanto, este prêmio é mais do que emocionante para mim”, comemorou a artista Isaura Selem, que é vice-presidente da Soarte. “Eu não desconfiei de nada. Foi mesmo uma surpresa”, completou.
Presente ao evento, o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, elogiou a entidade. “É um prazer estarmos, mais uma vez, recepcionando um evento da Soarte, uma organização da maior importância para a cidade em termos artísticos, que cumpre um papel que transcende a atividade artística em si, abrangendo até outras áreas”, destacou.
Este ano, o Salão da Primavera contou com uma novidade: uma galeria itinerante, montada exclusivamente no último sábado, dia 10, na Calçada da fama. Exposta ao longo de todo o sábado, a galeria reuniu os melhores trabalhos do salão e despertou o interesse do público.Relação dos vencedores do 19º Salão Nacional da Primavera:
Medalha de Ouro Escultura
Vanda Lucia de Moura Almaraz – Obra: Vida
Medalha de Ouro Desenho Amador
Sandra Maria de Oliveira – Obra: Menina com vela
Medalha de Ouro Desenho Profissional
Fernando José Silveira Fernandes – Obra: Ilhas Cagarras
Medalha de Ouro Pintura Figurativa Amador
José Carlos Dias – Obra Pousada do Alferes
Zenia de Oliveira Dart – Obra: Amanda
Medalha de Ouro Pintura Figurativa Profissional (ALAP)
Israel Sartini – Obra: Paisagem Brasileira
Medalha de Ouro Pintura Figurativa Profissional (Soarte)
Silvana Borges da Silva – Obra: Tecelões
Medalha de Ouro Pintura Abstrata Profissional (ALAP)
Ilma Leite Lucas de Azevedo – Obra: A casa
Medalha de Ouro Pintura Abstrata Profissional (Soarte)
Dalva Aparecida Hosannah – Obra: Lusitania
Destaques
Maria Vanda Sinder – Pintura Figurativa Profissional – Obra: Presença
Ernesto Mandarino – Pintura Abstrata Profissional – Obra: Inspiração
Prêmio de aquisição do 19º Salão da Primavera
Isaura Selem – Obra: Essencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário