terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tradição do Dia de São Cosme e Damião faz a alegria da garotada e dos comerciantes


O dia 27 de setembro é sinônimo de festa para as crianças. A tradicional distribuição de doces em comemoração ao Dia de São Cosme e Damião reúne centenas de crianças nas ruas. Nos bairros, a tradição é ainda mais presente. Aglomerações e filas se formam na frente das casas para receber balas, pirulitos, chicletes, paçocas, bombons e outras guloseimas que compõem os saquinhos tão desejados pela garotada.

Os irmãos Cosme e Damião, médicos no século IV, foram mártires do cristianismo e morreram defendendo a fé. Segundo a crença, eles são vistos como os protetores das crianças e padroeiros dos médicos, farmacêuticos e barbeiros. De acordo com a história, os irmãos gêmeos cuidavam das pessoas doentes e não cobravam pela consulta. Levavam palavras de fé aos enfermos e não deixavam faltar alimento para os pacientes. Originalmente, a igreja católica lembra os santos no dia 26 de setembro, mas a festa tornou-se popular no dia 27 sobretudo entre as religiões de Matriz africana, como a Umbanda e o candomblé. onde são cultuados os Erês. Muitas pessoas celebram a data pagando promessas, outras distribuem os doces apenas por satisfação de ver a alegria das crianças.

A doméstica Fátima Mattos mora em Bom Jardim e todos os anos sai com os netos para buscar doces. Desta vez resolveu vir à Nova Friburgo para agradá-los: “Tenho treze netos e um bisneto e gosto de sair para pegar sacolinhas com eles. Hoje estou com alguns deles aqui e gosto de ver como ficam felizes quando ganham os doces”.

O Dia de São Cosme e Damião, além de satisfazer as crianças, é garantia de lucro para os comerciantes de balas e doces. Nesta data, as vendas superaram as expectativas, faltando até mesmo mercadoria para atender a demanda de clientes. Em relação a um dia normal, as vendas de São Cosme e Damião chegam à 100% a mais, ficando abaixo apenas do período de Páscoa”.

Nenhum comentário: