terça-feira, 27 de setembro de 2011

Imagens do Encontro de Aikidô na Academia Moacir Lopes no último sábado

Avenida. Delfim Moreira em cima do
Açougue Avenida



Apesar de ser considerada uma arte marcial pela maioria dos praticantes, o próprio fundador denominou o Aikido como sendo uma Arte da Paz:

"Aikido não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família." - Morihei Ueshiba (O'Sensei)

Sensei Luc Leoni, Chefe Instrutor na
área Rio de janeiro
"O segredo do Aikido não está em como você move seus pés, e sim em como você move a sua mente. Eu não estou ensinando técnicas marciais. Eu estou ensinando à vocês a não-violência." - Morihei Ueshiba (O'Sensei)

O termo Aikido é formado por três ideogramas em kanji que representam três conceitos diferentes:
AI - O ideograma AI traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japônes, AI também pode significar Amor.
KI - O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida.
DO - O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida.

Aikido O'Sensei
Morihei Ueshiba (O'Sensei)
No Aikido não há competições ou disputas. Os treinos geralmente são compostos por um aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes.

Tecnicamente, o Aikido é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido.

Um dos princípios básicos do Aikido é a não-resistência, onde o praticante desenvolve a sensibilidade para acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa.

Nenhum comentário: