quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atletas especiais de Teresópolis, trazem mais de 50 medalhas da Olimpede 2011


Cinquenta e três medalhas, entre ouro, prata e bronze, nas modalidades disputadas, entre elas corrida, natação e chute a gol. Este foi o saldo da participação dos cerca de 70 atletas de Teresópolis na Olimpede – Olimpíada da Pessoa Deficiente. Realizada entre os dias 16 e 19 de setembro, em Volta Redonda, a competição reuniu 3.200 atletas de 46 municípios; 110 entidades participaram do evento.
Visando favorecer o desenvolvimento integral das pessoas portadoras de deficiência física, mental, visual e auditiva, assim como proporcionar o intercâmbio técnico e a integração de diversas instituições através da prática esportiva, a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, em parceria com a SAF Assistencial, levaram os atletas para participar da Olimpede 2011. A delegação é formada por atletas assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), da Assind (Associação Síndrome de Down) e atletas inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos.
 
Segundo o Coordenador de Esportes, Zeca Godinho, o evento foi importante não só para aprimorar a condição física dos atletas, mas também para integrar as diversas entidades que prestam atendimento à pessoa portadora de deficiência. “Uma das coisas mais importantes que observei foi a integração entre os atletas e a superação dos limites de cada um após a realização das provas”, ressaltou o coordenador.





Para o Secretario de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, a Olimpede é, acima de tudo, um aprendizado. “Retornamos da Olimpede com uma visão diferente do desporto natural. O evento acaba sendo um aprendizado de superação para o atleta teresopolitano”, concluiu o Secretário, lembrando que por determinação do Prefeito Arlei, esse ano a Prefeitura realizará o Jopete – Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis. “Voltamos de Volta Redonda com um sentimento totalmente diferente. E é com esse espírito que o Prefeito Arlei solicitou que realizássemos o Jopete ainda esse ano, mesmo com a agenda apertada”, finalizou Demerval.

Texto: Heliny Quintanilha

Nenhum comentário: