quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Duas PCH ( Pequena Central Hidrelétrica) vão ser construídas na divisa entre Teresópolis e São José do Rio Preto


Teresópolis vai ganhar duas hidrelétricas de pequeno porte. Pelo projeto, as duas usinas devem gerar energia e ainda reduzir riscos de inundações. As obras devem começar no ano que vem e ainda estão na fase de licenciamento ambiental. As duas centrais hidrelétricas vão gerar energia pra abastecer até 30 mil casas, o suficiente pra suprir a necessidade de metade das casas de Teresópolis, por exemplo.


As usinas de pequeno porte vão ser construídas no limite entre os municípios de São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis. As obras devem começar no ano que vem e gerar 500 empregos diretos e 2.500 indiretos. O investimento é de R$ 100 milhões. Os estudos iniciais foram aprovados pelo Instituto Estadual do Ambiente. Agora, a construtora aguarda autorização, também do Inea, para começar a erguer as barragens, já que uma área equivalente a 10 campos de futebol vai ser inundada.


Às margens do rio onde vai ser construída a central hidrelétrica tem casas. Muitas delas, atingidas pela enchente de janeiro. Alguns moradores até hoje não saíram das casas. E o medo deles é de que, com a construção, eles sejam expulsos do local.


A empresa responsável pelas usinas afirma que não precisa remover nenhuma família. E já instalou réguas para medir o nível da água e prevenir inundações. O secretário de Meio Ambiente de São José acredita que a população ribeirinha não vai ser atingida.


Uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) é uma usina de pequeno porte com capacidade instalada maior do que 1 MW e no máximo 30 MW. Outro limite da PCH é o tamanho de seu reservatório, que para ser classificada desta forma, não pode ultrapassar os 3 km².
As PCHs compõe uma importante parte da geração de energia no Brasil e sua regulamentação é feita através da resolução nº 394 - 04-12-1998 da ANEEL.

Nenhum comentário: