segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Força-tarefa é criada na região serrana para combater incêndios na mata


Uma força tarefa foi criada na região serrana  para atuar no combate aos incêndios nas matas. Uma avaliação por helicóptero revelou dezenas de focos, sendo a maioria deles criminosos, segundo informação do Corpo de Bombeiro. Até agora, mais de 35 casos estão em registro. A situação é verdadeiramente crítica, no que foi possível apurar até agora. Os agricultores queimam a mata para limpar o terreno, e fogem quando os membros da força se aproximam. A dificuldade, segundo os bombeiros, é convencer os agricultores de que existem outras formas de limpar o terreno sem queimar.

São 12 as equipes do Corpo de Bombeiros que trabalham no meio das matas, e contam ainda com apoio de voluntários, da Guarda Municipal e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Além do Calembe em Petrópolis, as localidades mais atingidas são: Itaipava, Araras, Pedro do Rio, Posse e Brejal. Florestas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos também foram castigadas. Até o fim desta semana, deve ser divulgado um balanço total dos prejuízos. Mas os Bombeiros estimam que desde o início da estiagem em junho, uma área equivalente a quase 300 campos de futebol já foi queimada só em Petrópolis.  A queimada configura crime ambiental passível de punição por cadeia e mSalvoulta. A dificuldade é provar a autoria quando não há 

Nenhum comentário: