sábado, 10 de setembro de 2011

Pole dance tem cada vez mais adeptas no mundo. As praticantes desenvolvem um corpão. Confira os vídeos.



Ganhe um corpão fora da academia


Flávia Alessandra como a Alzira, da novela 'Duas Caras', e Shakira no clipe de 'Rabiosa'
Nem só de academia e musculação vivem os corpos sarados. Outras atividades físicas são campeãs em gastos calóricos e oferecem curvas de dar inveja. Que tal quebrar a rotina com aulas de pole dance (“dança do poste”) e ganhar definição muscular sem puxar ferro?

Sensual e com o corpo de parar o trânsito

Imortalizado com Demi Moore nas cenas de Striptease (1996), de Andrew Bergman, e popularizada no Brasil com a personagem Alzira, vivida por Flávia Alessandra na novela Duas Caras (2008), o pole dance tem ganhado respeito e adeptas.

A cantora colombiana Shakira, conhecida por dominar a arte da dança do ventre, rendeu-se à modalidade no clipe da música “Rabiosa”. No vídeo de “I just don’t what to do with myself”, de White Stripes, a modelo Kate Moss também arrisca uma coreografia na barra vertical.

Veja alguns passos básicos, para iniciantes:


500 calorias por aula
Calcula-se que aproximadamente 500 calorias são gastas em uma aula com duração de uma hora. Antes e depois da classe, o alongamento é obrigatório. E para aprender a dançar como uma profissional é preciso muito treino.

O pole dance tem cerca de 300 movimentos. Antes de fazer coreografias mais ousadas e arrasar, a aluna deve aprender a andar na barra e a sustentar o próprio peso ao agarrar-se ao poste.

Mas no pole, nem tudo é glamour. Pele roxa é comum entre as adeptas da modalidade. “Sempre que aprendemos um movimento novo, a pele fica roxa e depois volta ao normal. Quem pratica há algum tempo não sofre mais com isso”, diz a professora Cristina Longhi, presidente da Associação Paulista de Pole Dance.

Segundo Cristina, a maioria das alunas começa a fazer aulas para trabalhar o corpo. Depois, elas aprendem movimentos, começam a fazer giros e não conseguem mais parar. “É um desafio a cada dia, isso é o mais interessante. O pole dance é satisfação garantida, em todos os sentidos; não existe monotonia aqui”, afirma a professora.


Nos últimos anos, o pole dance virou esporte, ganhou federação e tem até campeonato mundial. E, surpreendam-se ou não, a atual campeã mundial de pole dance fitness é uma brasileira. Rafaela Montanaro já passou por outras atividades, como taekowndo, circo e ginástica artística,  antes de chegar ao ‘pole’. “Finalmente eu me encontrei em algum esporte em que me identifico e que me dá retorno financeiro. Hoje, eu vivo do meu trabalho no pole dance; faço apresentações e dou aulas também”, conta a atleta, que é professora de educação física.

A campeã preparou uma coreografia especial para o Yahoo! Brasil:



O pole dance, além de gastar calorias, fortalece e define os músculos. Veja outros benefícios da atividade:

•    Favorece todo o corpo porque trabalha todos os músculos
•    Melhora a auto-estima
•    Melhora a circulação sanguínea
•    Melhora o condicionamento físico
•    Proporciona flexibilidade
•    Alivia o estresse e tensões musculares
•    Libera endorfina do organismo
•    Estimula a coordenação motora
•    Elimina a gordura localizada
•    Melhora a respiração
•    Fortalece o abdômen
•    Auxilia na redução de celulites

Origem
A origem do pole dance está ligada à prática do Mallakhamb, uma espécie de ioga tradicionalmente indiana praticada em um poste de madeira com cordas.

Veja uma tabela comparando o gasto calórico do pole dance com outras atividades físicas:


Nenhum comentário: